top of page

¡ESCREVA! POR PEDRO GONZAGA

julho
2023

Oficinas de Inverno

SEGUNDA EDIÇÃO

IMG_4359.jpg

Lawrence Durrell disse, certa feita, sobre a experiência que nos leva a escrever, que “há uma ordem e uma coerência que nós podemos abarcar se formos atentos e amorosos o bastante, pacientes o bastante.”

 

Assim é a jornada introspectiva, uma viagem de investigação mais lenta, como um mergulho em um lugar de águas aparentemente paradas, mas que podem se animar com a escrita, uma imersão na memória, no imaginário dentro de nós.

Sendo o inverno uma estação de natural recolhimento, desenhei três oficinas breves que visam a três formas de introspeção, ou seja, de uso da aventura interior como tema de criação. 

 

Com um encontro teórico e outro prático, é possível escolher entre os gêneros da crônica, da poesia e da memória.

 

Trata-se, acima de tudo, de um convite para explorar o universo que cada um de nós carrega, e que poderá ser divido com os outros se o traduzirmos em palavras.

O eu da poesia

          Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, veremos o que é a voz do poema, suas múltiplas possibilidades de construção, para quem ela fala e como se transforma na interioridade dos leitores. Para isso, estudaremos as variações de escrita íntima, visando a um melhor aproveitamento criativo de nossa interioridade e conteúdos biográficos. 

IMG_1893.JPG

HORÁRIO

Dois encontros de 2h via zoom.

18 e 25 de julho, às 19 horas

MATERIAL

Material em PDF, além de exemplos de grandes autores

DINÂMICA

Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual

INVESTIMENTO

R$ 320,00 à vista por pix ou cartão de crédito

O eu da crônica

IMG_3431.JPG

          Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, estudaremos a voz da crônica, como ela se mescla à voz do cronista, e como constrói no leitor uma impressão de um eu vivo e dotado de interioridade. Além disso, exploraremos o intimismo como uma oportunidade para o ensaio e para a confissão, passando inclusive pela possibilidade de criarmos um novo eu textual para nossas crônicas.

HORÁRIO

Dois encontros de 2h via zoom.

19 e 26 de julho, às 19 horas

MATERIAL

Material em PDF, além de exemplos de grandes autores

DINÂMICA

Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual

INVESTIMENTO

R$ 320,00 à vista por pix ou cartão de crédito

O eu da memória