¡ESCREVA! POR PEDRO GONZAGA

julho
2022

Oficinas de Inverno

PRIMEIRA EDIÇÃO

RNI-Films-IMG-77FFB726-B4A3-4831-AF97-17BED18BE85B.JPG

          Os dias mais curtos, as noites mais frias, às vezes a chuva lá fora, a neblina que não cede, as paisagens naturais realçadas pela baixa temperatura, o refúgio num café acolhedor, quente e iluminado. Quanto dessas experiências não pode se tornar matéria para a escrita? 

          Aproveitando essas fontes de inspiração e pensando nesta estação que convida ao recolhimento, a um estado mais contemplativo, que também pode estimular a leitura e a prática da escrita, concebi um programa para você começar ou retomar o contato com a escrita, em prosa ou em verso. 

          Trata-se de uma aventura compacta, mas imersiva, de dois encontros, nas modalidades de poesia e crônica, minioficinas focadas em dez mandamentos, dez aspectos centrais de cada gênero, enriquecidas, claro, pela produção textual dos participantes. Para trazermos alguma irreverência aos encontros, imaginaremos ainda possíveis subversões a todas as regras apresentadas. 

          Mesclando teoria, leitura e prática, a ideia é reunir pessoas, de iniciantes a veteranas,  dispostas a fazer da temporada de inverno um novo começo para seus projetos criativos. 

10 mandamentos da poesia

E ALGUMAS SUBVERSÕES

           Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, estes dez mandamentos da poesia destacam aspectos essenciais da lírica, como a voz do poema, a relação com o leitor, o som e a imagem das palavras, o investimento na sensorialidade dos versos, o salto das metáforas, entre outros elementos que aportam valor ao poema. Além disso, nos exercícios dirigidos, exploraremos a temática invernal.

RNI-Films-IMG-4A0431F9-2F4E-46D2-A7F8-7D85EE706DBD.JPG

HORÁRIO

Dois encontros de 2h via zoom.

12 e 19 de julho, às 19 horas

MATERIAL

Material em PDF, além de exemplos de grandes autores

DINÂMICA

Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual

INVESTIMENTO

R$ 190,00 à vista por pix ou cartão de crédito

10 mandamentos da crônica

E ALGUMAS SUBVERSÕES

RNI-Films-IMG-2722B1F8-F629-4950-A89B-A49B46C363F7.JPG

            Curso de dois encontros, com a teoria apresentada no formato de dez mandamentos (e suas subversões), exemplificados a partir de mestres do gênero, com produção textual e análise das crônicas dos participantes. De forma dinâmica, passaremos pelos maiores desafios na construção de uma voz cronística, tomando o tema do inverno como inspiração.

HORÁRIO

Dois encontros de 2h via zoom.

13 e 20 de julho, às 19 horas

MATERIAL

Material em PDF, além de exemplos de grandes autores

DINÂMICA

Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual

INVESTIMENTO

R$ 190,00 à vista por pix ou cartão de crédito

RNI-Films-IMG-08B3DE8D-C4BE-4600-AEBA-47E62C9123E4.JPG

SOBRE O PROFESSOR

Pedro Gonzaga

Pedro Gonzaga (1975) é tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Foi cronista do jornal Zero Hora e continua escrevendo para jornal do Estado de São Paulo. É natural de Porto Alegre. Atualmente vive em Buenos Aires.

Oficinas disponíveis