¡ESCREVA! POR PEDRO GONZAGA
julho
2022
Oficinas de Inverno
PRIMEIRA EDIÇÃO

Os dias mais curtos, as noites mais frias, às vezes a chuva lá fora, a neblina que não cede, as paisagens naturais realçadas pela baixa temperatura, o refúgio num café acolhedor, quente e iluminado. Quanto dessas experiências não pode se tornar matéria para a escrita?
Aproveitando essas fontes de inspiração e pensando nesta estação que convida ao recolhimento, a um estado mais contemplativo, que também pode estimular a leitura e a prática da escrita, concebi um programa para você começar ou retomar o contato com a escrita, em prosa ou em verso.
Trata-se de uma aventura compacta, mas imersiva, de dois encontros, nas modalidades de poesia e crônica, minioficinas focadas em dez mandamentos, dez aspectos centrais de cada gênero, enriquecidas, claro, pela produção textual dos participantes. Para trazermos alguma irreverência aos encontros, imaginaremos ainda possíveis subversões a todas as regras apresentadas.
Mesclando teoria, leitura e prática, a ideia é reunir pessoas, de iniciantes a veteranas, dispostas a fazer da temporada de inverno um novo começo para seus projetos criativos.
10 mandamentos da poesia
E ALGUMAS SUBVERSÕES
Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, estes dez mandamentos da poesia destacam aspectos essenciais da lírica, como a voz do poema, a relação com o leitor, o som e a imagem das palavras, o investimento na sensorialidade dos versos, o salto das metáforas, entre outros elementos que aportam valor ao poema. Além disso, nos exercícios dirigidos, exploraremos a temática invernal.

HORÁRIO
Dois encontros de 2h via zoom.
12 e 19 de julho, às 19 horas

MATERIAL
Material em PDF, além de exemplos de grandes autores
DINÂMICA
Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual
INVESTIMENTO
R$ 190,00 à vista por pix ou cartão de crédito
10 mandamentos da crônica
E ALGUMAS SUBVERSÕES

Curso de dois encontros, com a teoria apresentada no formato de dez mandamentos (e suas subversões), exemplificados a partir de mestres do gênero, com produção textual e análise das crônicas dos participantes. De forma dinâmica, passaremos pelos maiores desafios na construção de uma voz cronística, tomando o tema do inverno como inspiração.
HORÁRIO
Dois encontros de 2h via zoom.
13 e 20 de julho, às 19 horas

MATERIAL
Material em PDF, além de exemplos de grandes autores
DINÂMICA
Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual
INVESTIMENTO
R$ 190,00 à vista por pix ou cartão de crédito

SOBRE O PROFESSOR
Pedro Gonzaga
Pedro Gonzaga (1975) é tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Foi cronista do jornal Zero Hora e continua escrevendo para jornal do Estado de São Paulo. É natural de Porto Alegre. Atualmente vive em Buenos Aires.
