¡ESCREVA! POR PEDRO GONZAGA
julho
2024
Oficinas de Inverno
TERCEIRA EDIÇÃO
eae8e4
Lawrence Durrell disse, certa feita, sobre a experiência que nos leva a escrever, que “há uma ordem e uma coerência que nós podemos abarcar se formos atentos e amorosos o bastante, pacientes o bastante.”
Assim é a jornada de descoberta de nosso eu escrito, uma viagem de investigação mais lenta, como um mergulho em um lugar de águas aparentemente paradas, mas que podem se animar, uma imersão na memória, no imaginário dentro de nós.
Sendo o inverno uma estação de natural recolhimento, desenhei duas oficinas breves que buscam duas visões introspectivas e que se nutrem da aventura interior como tema de criação.
Com um encontro teórico e outro prático, é possível escolher entre os gêneros da crônica e da poesia.
Trata-se, acima de tudo, de um convite para explorar o universo que cada um de nós carrega dentro de si, e que poderá ser divido com os outros se o traduzirmos em palavras.
O eu da poesia
Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, veremos o que é a voz do poema, suas múltiplas possibilidades de construção, para quem ela fala e como se transforma na interioridade dos leitores. Para isso, estudaremos as variações de escrita íntima, visando a um melhor aproveitamento criativo de nossa interioridade e conteúdos biográficos.
HORÁRIO​
Dois encontros de 2h via zoom.
23 e 30 de julho, às 19 horas
MATERIAL
Material em PDF, além de exemplos de grandes autores
DINÂMICA
Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual
INVESTIMENTO
R$ 320,00 à vista por pix ou cartão de crédito
O eu da crônica
Em dois encontros, o primeiro teórico e o segundo para analisar a produção dos participantes, estudaremos a voz da crônica, como ela se mescla à voz do cronista, e como constrói no leitor uma impressão de um eu vivo e dotado de interioridade. Além disso, exploraremos o intimismo como uma oportunidade para o ensaio e para a confissão, passando inclusive pela possibilidade de criarmos um novo eu textual para nossas crônicas.
HORÁRIO​
Dois encontros de 2h via zoom.
24 e 31 de julho, às 19 horas
MATERIAL
Material em PDF, além de exemplos de grandes autores
DINÂMICA
Um encontro teórico e um encontro de análise de produção textual
INVESTIMENTO
R$ 320,00 à vista por pix ou cartão de crédito
SOBRE O PROFESSOR
Pedro Gonzaga
Pedro Gonzaga (1975) é tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público jovem e adulto. Foi cronista do jornal Zero Hora e continua escrevendo para jornal do Estado de São Paulo. É natural de Porto Alegre. Atualmente vive em Buenos Aires.